Estar rodeado de génios é ótimo, mas ás vezes na prática torna-se mais difícil. Neste artigo iremos dar-lhe algumas dicas para se tornar um líder e construir uma equipa com verdadeiros profissionais. Uma das regras mais importantes dos empreendedores é: contrate quem for melhor do que você! Funcionários inteligentes e experientes que precisarão de menos controlo e ajudam a economizar tempo. Em todo o país existem ótimas empresas de teambuilding!
O problema é que cada pessoa tem o seu próprio ego e traz consigo um certo grau de incerteza, ou seja, ao estar cercado por pessoas mais inteligentes podem vir a sentir emoções negativas, apesar de serem colaboradores bem-sucedidos.
Vamos então descobrir alguns pontos para se tornar um empreendedor de sucesso e um bom líder.
1. Conheça os seus pontos fortes
Conhecer os seus pontos fortes significa fazer uma avaliação objetiva das suas capacidades e conhecimentos. Se reuniu uma equipa forte dever ter algo para lhes oferecer. Concentre-se naquilo que possui e não que lhe faz falta!
Anote os seus pontos fortes num papel, e pergunte a si mesmo o porquê de cada um desses pontos ser uma força e responda de forma honesta e objetiva. Isto dar-lhe-á confiança!
Seja honesto com os seus trabalhadores, faça-lhes perguntas. Se não fizer isto, não terá respostas! Quanto mais competir com a sua equipa menos aprenderá e fará. Aceite o facto de que há sempre alguém mais inteligente, e todo o processo em equipa se tornará mais fácil e produtivo!
2. Faça parte do processo de seleção
Quanto mais estiver envolvido no processo de seleção, maior a probabilidade de encontrar exatamente o que precisa. Nem mesmo o recrutador mais competente será capaz de formar a sua equipa de sonho. É claro que poderão avaliar a experiência profissional de forma adequada, mas não poderão determinar o verdadeiro potencial do candidato e a disponibilidade para trabalhar de acordo com as suas condições!
3. Explore ambições e dê desafios
Bons funcionários são difíceis de encontrar, mas são ainda mais difíceis de manter. Bons funcionários por norma não acham difícil ficar com o lugar e nem sempre o dinheiro é o principal motivador! Então o que pode oferecer aos candidatos para os cativar? O principal motivador para quem vai trabalhar numa start-up é a sua própria ambição!
O seu objetivo como líder será cumprir os prazos, cargas de trabalho elevadas e desafios profissionais, um incentivo para a criatividade e pensamentos inovadores. Não importa qual seja o desafio, o seu trabalho é adicionar entusiasmo ás tarefas dos seus funcionários, criar um espírito de equipa e garantir que se sentem motivados no trabalho que lhes propõe.
4. Obtenha o Melhor
Não economize! Claro que alguns funcionários serão mais difíceis de atrair e reter, mas a eficácia do seu trabalho irá superar todos os custos! Não terá de vigiar o seu trabalho, nem de perder tempo a explicar e corrigir erros ou a fazer o trabalho deles. É preferível contratar um especialista mais caro do que dois funcionários medianos!
Procure por funcionários que apresentam bons resultados profissionais, aqueles que alcançaram sucesso e que ficam acordados á noite para trabalhar no seu projeto!
5. Delegar
Ser o dono do negócio não significa ter de fazer tudo sozinho! Um dos mais importantes princípios do trabalho em equipa é a colaboração. No entanto tenha em mente que, para delegar trabalho a outra pessoa, precisa de ser capaz de tomar decisões.
É inevitável que precise de tomar decisões difíceis. Se acreditar firmemente na sua decisão, isso significa que é a melhor para si e para a sua empresa. Seja confiante!
É também importante dar valor ás pessoas que trabalham consigo. Acredite na cooperação, crie eventos em equipa e faça os seus funcionários sentirem que são desejados e respeitados.