Está á procura de uma atividade inovadora para partilhar com a sua equipa? Já esgotou todas as opções de jantares temáticos, partidas de paintball ou de futebol e procura algo diferente? Temos a solução certa para a sua equipa: Música!
As atividades de team building com música são muito abrangentes, englobando todos os aspetos que uma atividade em equipa deve oferecer. Aqui ficam algumas ideias de como as atividades com música podem ajudar a sua equipa a fortalecer-se.
1. Forma indolor de reforçar a agilidade
Como todos sabemos existem imensas atividades de team building que causam dores físicas, como jogos de futebol. Mas aqui a palavra-chave é a agilidade, ou seja, a habilidade da sua equipa para se adaptar a novas situações e executa-las bem dentro das mais variadas circunstâncias enquanto trabalham para concretizar um objetivo comum. O processo de desenvolvimento dessa atividade envolve a resposta de casa um á mudança. Utilizar a música como uma atividade de team building utiliza todos os aspetos do desenvolvimento da agilidade: é uma nova atividade para a grande maioria dos participantes, envolve um objetivo comum que só pode ser alcançado em equipa, e envolve a resposta dos indivíduos á mudança de forma dinâmica. O efeito que a música tem sobre as pessoas é edificante e cheio de energia e, além disso, a música tem a capacidade de atrair as pessoas.
2. Divertimento e Comprometimento
Quem não gosta de soltar o cabelo e descomprimir em equipa? A própria natureza da música faz uma atividade ser divertida e sem stress. Não há necessidade de cansar o cérebro com jogos da memoria ou quebra-cabeças, ou cansar fisicamente quando os funcionários não são fãs de desporto. Afinal de contas a ideia de construção é que todos relaxem. A música é uma atividade onde todos se podem envolver!
3. Concretize sonhos e aspirações de infância
Já imaginamos que está a sorrir para este ponto! Para aqueles que enquanto jovens pegaram numa guitarra e começaram a tocar as músicas das bandas favoritas, esta é a atividade perfeita! Esta atividade de team building é ótima para os seus colaboradores que na infância tiveram este sonho! Este processo é ainda mais eficaz se tiver ajuda profissional para orientar a atividade!
4. Vários tipos de instrumentos
Existem muitas semelhanças entre uma equipa corporativa e uma banda de rock ou uma orquestra, e este método foi utilizado por vários especialistas para inspirar o desenvolvimento do trabalho em equipa nas suas empresas. O princípio fundamental é simples: cada empresa tem vários departamentos, com funções únicas, desempenhando papeis únicos, mas o objetivo final é comum a todos! Uma banda tem como base o mesmo principio! Á medida que os seus colaboradores vão explorando os diferentes instrumentos, além de se divertirem irão sentir o que significa desempenhar papeis únicos em conjunto com os outros membros da equipa, o que irá resultar em algo excelente! Além disso, quando nenhum é músico profissional, o campo de jogo é nivelado e todos conseguem trabalhar em conjunto em algo novo.
5. Momentos de experiência para todos
E todos os nossos anos de experiência, vivemos e respiramos atividades de team building musicais, e observamos o seu efeito nas pessoas. Algumas vezes vimos respostas de espanto, não pelo que nós poderíamos fazer, mas pelo o que eles poderiam fazer. Individualmente a música trás habilidades escondidas dentro de cada um que até os próprios desconhecem. Já presenciamos pessoas de origens bastante variadas, sem qualquer tipo de conhecimento musical capazes de tocar bastante bem! O objetivo é as pessoas descobrirem uma habilidade que nunca pensaram ter, e o sentimento de utilizar essa habilidade com os colegas de trabalho para alcançar um objetivo comum, esse momento é significativo, inestimável e pode mudar a vida de cada um!
6. Terapêutico- Cura conflitos entre departamentos
Um dos maiores fatores de conflito no local de trabalho é ter objetivos conflituosos. Quando um trabalhador se esforça individualmente, sem ter em conta os colegas de trabalho, é quando surgem os conflitos. Principalmente porque ter um objetivo comum é fundamental para a eficácia da equipa. Por muito que se tente, todos sabemos que os conflitos entre departamentos são inevitáveis. E a música pode ser uma excelente ferramenta para curar esses conflitos!
7. Eventos fora do comum
Entre muitos dos ingredientes que compõe um evento marcante numa empresa, existem dois que são importantes e obrigatórios: divertimento e novidade! Além dos usuais componentes de um evento corporativo (apresentação de prémios, jogos de mesa, discursos, etc) é necessário existir uma atividade diferente para lhe dar um ar especial, é aí que entra a diversão e a novidade! Tem que ser algo atraente e que dê uma sensação de entusiasmo, isso manterá todos ansiosos para os acontecimentos do próximo evento! Atividades de teambuilding que incluam música são das poucas que por norma são sempre bem-sucedidas! Isto requer a participação de todos, cria uma atmosfera de diversão e, como sendo algo novo vai ficar para sempre na memoria de todos! Além disso, além de contratar uma banda externa porque não criar uma banda com os seus colaboradores?