Drum Circle para a Construção de Equipas

team building

As atividades com bateria e bombos são excelentes para todo o tipo de grupos, mas principalmente para a construção de equipas! Os elementos da equipa expressam-se através da precursão e depois podem construir uma performance com o esforço e dedicação de todos. Aprender a sincronizar-nos com quem no rodeia é essencial para que tudo funcione pelo melhor! Claro que nem todos terão a mesma aptidão para a precursão, mas são essas pequenas diferenças entre os colaboradores que se tornarão os pontos fortes na construção de algo em conjunto.

O Drum Circle poder ser extremamente eficaz para empresas que pretendam melhorar a criação de novas ideias e melhorar o trabalho em equipa. Quando os colaboradores descobrem que em conjunto podem criar um bom som, sem treino ou experiência musical irão começar a perceber que no dia a dia podem ser mais eficazes ao juntarem-se e trabalharem em equipa! O Drum Circle trabalha o cérebro com um padrão diferente do pensamento linear do dia a dia, por exemplo, ao sugerir um ritmo para o tambor é importante primeiro cantá-la, pois o lado analítico do cérebro ira processar mais depressa o que irá libertar o lado intuitivo criativo!

O Drum Circle irá ajudar o grupo a ter um processo mental e psicológico mais aberto o que resultará numa produção de novas e melhores formas de trabalhar, ótimo para otimizar a quantidade e qualidade de novas ideias. Resumindo, a equipa torna-se mais criativa e improvisa mais!

Team Building através do Drum Circle

team building

A construção de equipas através do Drum Cricle é uma abordagem recente para a produtividade dos funcionários e que se vem tornando com o passar dos tempos cada vez mais popular. Melhora a formação de equipas e a taxa de sucesso aumenta. No entanto saber como criar equipas verdadeiramente eficazes pode tornar-se bastante difícil.  Existem dois grandes obstáculos para a formação de equipas em ambientes corporativos: normalmente são ambientes bastantes competitivos e, quando se consideram os colegas de trabalho como concorrentes é improvável que exista um ambiente de equipa construtiva. Além disso, os funcionários estão habituados a aceitar o trabalho que lhes é atribuído e trabalham principalmente no sentido de completar as suas tarefas para agradar ao chefe.

Construir um equipa bem-sucedida requer alterar estes padrões de interação. Os membros da equipa irão ajudar-se mutuamente a superar obstáculos e a improvisar novas formas de realizar os objetivos da equipa, em vez de terem tarefas individuais. Isto tornará a equipa mais produtiva e o ambiente de trabalho será mais agradável.

O Drum Circle é altamente eficaz para introduzir uma mudança nas atitudes para a construção de equipas. Um individuo pode bater num tambor e produzir um ritmo, no entanto só se torna música real quando tem outras pessoas a acompanhar. Nestas atividades inicialmente serão ensinados os fundamentos da precursão e em seguida, serão orientados para criar uma experiência musical. É importante que os participantes sejam encorajados a improvisar dentro do ritmo, isto equivale a improvisar soluções dentro do grupo de trabalho!

Este tipo de atividades ajuda a reduzir imediatamente o stress e quebra as barreiras entre os participantes. Este processo juntará o grupo numa forma não verbal de interação em equipa. O grupo irá aprender a ouvir o que está a acontecer e a responder de uma forma que contribuirá positivamente para a questão. Quando isto acontece num ambiente divertido será fácil adaptar ás tarefas de trabalho, o que irá resultar num melhor comunicação e numa melhor eficácia do trabalho.

Leave a Reply